terça-feira, 10 de agosto de 2010

Carta ao Desencantado Eleitor Brasileiro

Meu caro amigo,

Escrevo-lhe esta cartinha para dizer que fiquei profundamente desesperada quando lhe perguntei os nomes de seus candidatos para a próxima eleição e você me respondeu que não iria votar em ninguém porque todos os políticos são desonestos e só querem ser eleitos para viverem na mordomia, à custa do dinheiro do povo. Eu sei, tanto quanto você, que infelizmente existem muitos políticos safados que, na época da eleição, pregam a salvação do município, do Estado ou até mesmo da Pátria, mas, depois de eleitos, usam a política partidária e os cargos públicos para a prática da corrupção.

Eu sei disso porque, como você, procuro acompanhar as ações dos nossos representantes, através da imprensa, dos boletins do Congresso Nacional e das assembléias Legislativas, das informações dos sindicatos e associações, etc. Mas sei também que existem candidatos sérios e realmente comprometidos com a melhoria das condições da vida da parcela oprimida do povo brasileiro. Precisos chamar a atenção do amigo para o seguinte: a sua atitude passiva, aparentemente neutra, na verdade beneficia os candidatos mentirosos, na medida em que sua desilusão deixa o caminho mais livre para os candidatos corruptos fazerem campanhas e serem eleitos. Na medida em que você perde a esperança em todos os políticos, e deixa de votar, os CANDIDATOS SÉRIOS – que não tenho dúvida que ainda existem, até mesmo porque eu sou séria e não tenho a insensatez de pensar ser única no mundo – perdem a chance de serem eleitos, já que eles só contam com os votos das pessoas que, como nós, LUTAM por um MUNDO MELHOR. Na medida em que eleitores interessados no combate a corrupção, às injustiças sociais e ao desrespeito aos direitos humanos, PERDEM A ESPERANÇA e DESISTEM de VOTAR, aumentam as chances de serem eleitos os candidatos que recebem financiamento das elites dominantes para comprar votos!

Meu caro amigo, você QUE É, OU QUE JÁ FOI CONSCIENTE (lembra do tempo de estudante?), não pode transforma-se em um ANALFABETO POLÍTICO (leia poema de Brecht com este título), não pode jogar fora a maior oportunidade que uma pessoas tem para exercer a sua cidadania! O seu voto constitui a única esperança de serem eleitos os candidatos que não recebem dinheiro dos ricaços avarentos e, por isso mesmo, não estão comprometidos em defender os interesses das classes dominantes. SÓ CONTAM COM O SEU VOTO OS CANDIDATOS que não se prestam a fazer o nojento papel de realizar campanhas milionárias de manipulação da opinião pública, porque encaram a POLÍTICA PARTIDÁRIA como a PROFISSÃO DOS QUE COLOCAM OS INTERESSES COLETIVOS ACIMA DOS INTERESSES INDIVIDUAIS E GRUPAIS.

Deixe-me falar uma outra coisa: fiquei muito triste e preocupada (confesso que foi por isso que decidir lhe escrever) quando você se recusou a comparar a camisa de meus candidatos, alegando que candidato tem obrigação de doar camisas, broches, etc. Fiquei estarrecida porque você aprendeu isso com os candidatos corruptos que prometem lutar pelo povão, na época de campanha, mas depois de eleitos preferem honrar o compromisso, feito às escondidas, com os burgueses que exploram a sua força de trabalho e ficam com o lucro sozinho. É com o maldito dinheiro desses ricaços impiedosos e desumanos, explorados de suor dos trabalhadores, que aqueles candidatos que doam camisas, passagens, telhas, etc. e pagam os caríssimos programas eleitorais enganadores e de baixíssimo nível. Os programas que eles exibem no horário gratuito de televisão têm nível tão baixo que constituem um verdadeiro desrespeito aos telespectadores! Se o Brasil fosse um país sério, onde os direitos humanos são respeitados, esses senhores seriam proibidos de exibir programas tão mentirosos! Desses candidatos, meu amigo, eu fujo às léguas! ESSES SENHORES, e seus amigos financiadores das campanhas políticas de baixo nível, SÃO OS MESMOS QUE APOIARAM A DITADURA MILITAR, quando esta elevava celeremente a dívida externa brasileira, impunha à população severas restrições às liberdades individuais e assassinava e torturava os nossos compatriotas que arriscavam a vida lutando por uma sociedade mais igualitária onde todos tivessem direito de comer e morar bem, de tratar da saúde, de estudar e de dispor de transportes coletivos eficientes e confortáveis, de expressar livremente os seus pensamentos, de ir a teatros, cinemas, circos, estádios, etc. de mobiliar e manter suas casas, e de andar despreocupado pelas ruas e campos sem ter medo de ser assaltado.

Quanto ao negócio da camisa, eu penso justamente ao contrário: só dou meu PRECIOSO VOTO a candidatos que precisam vender camisas e passar livros-de-ouro aos seus colegas de trabalhadores, porque estes, se eleitos, estarão comprometidos somente com os trabalhares e poderão ter coragem de REAGIR ÀS VIOLENTAS PRESSÕES dos QUE ESTÃO NUMA BOA! Mesmo sabendo que seu salário é muito pouco para as suas muitas necessidades, permita-lhe aconselhá-lo a tirar, todo mês, até as eleições, um pouquinho de dinheiro, para a campanha dos candidatos que, como nós, são pobres e não podem pagar nem o custeio dos panfletos de campanha. Se conseguirmos eleger alguns dos nossos colegas, com a união da pequena ajuda de cada um de nós, adquirimos o direito de cobrar deles o compromisso de lutar pela melhoria de nossas condições. E tem mais: Um candidato saído do movimento e das lutas dos trabalhadores, tem muito mais chances de LUTAR POR NÓS, inclusive porque já sentiram os nossos problemas na própria pela!

E para finalizar, deixe-me dizer-lhe as razões que me impedem de votar em candidatos que prometem emprego e outros tipos de favores que dependem da autorização do Poder Executivo. Entendo que os membros do Poder Legislativo tem que ser totalmente INDEPENDENTES do Poder Executivo e isso só será possível, na prática, se não precisarem pedir ao Governo para arranjar uma aguada para João, uma estrada para Maria, uma casa para José, etc. Prá mim, meu querido, DEPUTADO tem que ser UM ETERNO VIGILANTE DAS AÇÕES DO GOVERNO, COM TOTAL INDEPENDÊNCIA PARA CRITICÁ-LO DA TRIBUNA, PELA IMPRESA E DA PRAÇA PÚBLICA, TODA VEZ QUE ESTE PRATICAR ATOS CONTRÁRIOS AOS INTERESSES DO POVO E DESCUMPRIR O PROGRAMA DE CAMPANHA. Se os Governantes (Poder Executivo) não forem fiscalizados pelo povo e pelos seus representantes (os deputados, senadores e vereadores), por mais bem intencionados que sejam, poderão ser submetidos aos presentes e comissões dos empresários e banqueiros desumanos e de afastarão do povo.


Um abraço da sua amiga,


Joaquina Lacerda Leite

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Cintia! Bem interessante o texto. Diria que eu concordo com quase tudo. Porém, eu cansei. Simplesmente cansei. Não acredito em mais ninguém. Muito menos no nosso povo.

Não acho que o voto e a cobrança vá fazer alguma diferença. É por isso que a cada dia eu acredito muito mais na ação direta, sem que eu tenha que delegar a alguém o que eu vou fazer da minha vida. Afinal, ao eleger alguém, abrimos mão de direcionar nossa vida, afinal, estamos elegendo alguém para nos representar. Eu não quero mais isso.

Anônimo disse...

OI cintia,blog muito interessante
grande abraço
anota meu msn:grmstzin@hotmail.com