segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Quem foi que disse que jovem não entende de política?

O que entendem os jovens a cerca da política? Com certeza que nenhuma forma isolada de participação pode resolver os problemas sociais foi o ensinamento dado pelos jovens nesse final de semana no 4° Congresso da ABES (Associação Baiana Estudantil Secundarista) na Cidade do Saber.
As utopias que deram força as lutas dos anos 60 e 70, mudaram. Contudo, a participação dos jovens, o protagonismo e lideranças juvenis apenas crescem, mostrando que a despolitização é um mito.
Embora afirme o descrédito nos políticos, os jovens demonstram não ter perdido a fé na política ao debaterem e proporem novos rumos para a educação secundarista da Bahia. Defendendo o ensino público de qualidade, a regulamento do ensino particular, a democratização do acesso a universidade e a gestão democrática, os jovens estudantes dão um show de cidadania.
O movimento estudantil de hoje apresenta transformações ao tratar também das questões ecológica, de gênero, LGBTT, dentre outras.
Mostrando que as formas, os temas, as preocupações e os relatos são outros. Mas que, a política também pode ser feita com a irreverência, através das palavras de ordem, como: “sou estudante e luto todo dia, arrastando toda massa pras mudanças da Bahia”, e o tradicional, debates de idéias.

"Se o presente é luta, o futuro nos pertence"

Nenhum comentário: