segunda-feira, 25 de abril de 2011

Minha Virada: descoberta que irá mudar a minha vida

Inspirada pelas pessoas que diante da necessidade de mudar sua realidade alimentar, opta por compartilhar seus avanços e frustrações através do blog. Irei então dividir esse momento tão íntimo e extremamente complicado pelo qual venho passando.

DEPRESSÃO X ESQUIZOFRENIA X BIPOLARIDADE

A princípio foi preciso aceitar que alguma coisa não estava bem e isso não é tão fácil e simples como pode parecer. Tipo: tenho um problema, vou resolver. Entender isso como um problema levou em torno um ano. Problemas todos tem, como saber diferenciar se o seu problema pode ter influência psicológica? Acredito não haver fórmulas. Mas é preciso olhos externos para identifica-los. Porque ao menos para mim aparentava estar tudo normal. Como as mudanças foram extremamente graduais foi difícil encontrar o problema.
Estava o tempo todo dividida entre a hiperatividade e a inatividade.

Na inatividade:
  • Dormia demais

  • Isolamento social

  • Perda das relações sociais que mantinha

  • Dificuldade de concentração chegando a impedir o prosseguimento nos estudos

  • Dificuldade de tomar decisões e de resolver problemas comuns

  • Hostilidade

  • Reações exageradas às reprovações dos parentes e amigos

  • Deterioração da higiene pessoal

  • Reações emocionais não habituais ou características do indivíduo

  • Falta de expressões faciais (Rosto inexpressivo)

  • Diminuição marcante do piscar de olhos ou piscar incessantemente

  • Sensibilidade excessiva a barulhos e luzes

  • Comportamento estranho como recusa em tocar as pessoas

  • Mudanças na personalidade

  • Abandono das atividades usuais

  • Chorar demais injustificadamente

  • Recusa em tocar outras pessoas


Na hiperatividade:
  • Elevação da auto-estima

  • Sentimento de gradiosidade
  • Irritação agressiva
  • Diminuição da necessidade de sono
  • Aumento do líbido
  • Vive os momentos com intensidade
  • Distrai-se com facilidade
  • As idéias eclodem dentro de você. Mil pensamentos em um segundo.
Todos esses sintomas dificultava enxergar a existência de uma problema. Afinal de contas todos temos momentos felizes e tristes, não é mesmo? Não dessa forma. Essa oscilação entre uma coisa e outra, dificultou o meu entendimento. Mas as pessoas menos íntimas e que possuíam um cotidiano (colegas de trabalho) comigo perceberam o comportamento estranho. Quando o problema fica mais intenso as pessoas mais íntimas, por último, eu entendi que havia algo errado comigo.
Mas até entender isso foi uma dificuldade. Existia desculpa para tudo. Se estava isolada no quarto era soletude. Tudo era natural do ser humano, crise, raiva, desespero, choro, felicidade, êxtase... o que diferencia o normal do anormal é o quanto você tem controle sobre isso. Exemplo: hoje estou precisando ficar só, mas amanhã tenho que ir trabalhar. As coisas não funcionavam assim para mim.

Ah, sobre a depressão, esquizofrenia ou bipolaridade. O diagnóstico é confuso como as doenças. Todas apresentas quadros depressivos. E essa dualidade entre a hiperatividade e inatividade. Mas no meu caso, sofro com o transtorno bipolar.

Você não poderia imaginar, pois é, nem eu.

Nenhum comentário: